estelionato

Ex-funcionário é investigado por golpe de R$ 283 mil contra idoso em AL

Polícia Civil deflagra “Operação Funcionário do Mês” contra esquema de fraudes
Por Redação 12/02/2026 - 08:26
A- A+
Divulgação
Viatura da Polícia Civil
Viatura da Polícia Civil

A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nesta quarta-feira, 11, a “Operação Funcionário do Mês”, ação coordenada pela Delegacia de Estelionatos para apurar um esquema de fraudes patrimoniais supostamente praticadas por um ex-funcionário que teria se valido de cargo de confiança para lesar empresa e cliente.

A operação foi conduzida pelos delegados Dalberth Pinheiro e Michelly Santos. Segundo as investigações, o prejuízo ultrapassa R$ 283 mil e a principal vítima é um idoso, o que pode agravar a pena em caso de condenação, conforme prevê a legislação penal.

De acordo com a Polícia Civil, o investigado, ex-funcionário de uma empresa do ramo da construção civil, teria utilizado o acesso a dados pessoais e financeiros da vítima para praticar fraudes de forma reiterada entre 2023 e 2025.

Entre as irregularidades apuradas estão a falsificação de boletos condominiais, com adulteração de código de barras para desvio de valores, o uso indevido de dados para obtenção fraudulenta de crédito, compras realizadas em nome da empresa sem autorização e práticas que podem se enquadrar como estelionato continuado e falsidade ideológica. 

O esquema veio à tona após a vítima ser acionada judicialmente por suposta inadimplência, mesmo tendo efetuado os pagamentos, posteriormente identificados como desviados. 

Durante o cumprimento das medidas, os policiais apreenderam dois aparelhos celulares, documentos, cartões bancários e um veículo modelo Gol, que estava em posse do investigado. O automóvel poderá ser destinado à restituição da vítima, conforme decisão judicial. 

A Polícia Civil orienta que, especialmente idosos, tenham cautela ao realizar pagamentos e operações financeiras e reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.


Encontrou algum erro? Entre em contato